Horário de Brasília

MINISTÉRIO INTERNACIONAL SHALOM

MINISTÉRIO INTERNACIONAL SHALOM
Orem pela paz de Jerusalém (SL 122:7)

Sejam bem vindos.

Que o Deus de paz possa ensinar a vocês através desse blog.

Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fim dos tempos: o que a Bíblia diz

    Quando entramos em 2012 há expectativa de muitos pairava sobre o dia 21 de dezembro, pois segundo o calendário maia é nesse suposto dia que termina o quinto ciclo de 5126 anos, culminando com um alinhamento planetário e, por fim, com uma catástrofe que destruirá o planeta.
    Esse estudo tem como intenção avaliar a luz da Bíblia, livro sagrado cristão, o que representa o fim do mundo, o que ela revela e avaliar pela história se algumas vertentes religiosas tem razão.

A Profecia Maia

    Segundo os maias, povo que existiu durante mais de um milênio no México, o mundo passa por quatro ciclos de 5126 anos, que no final de cada tempo ocorre catástrofes poderosas na Terra. Esse ano, mais precisamente em 21 de dezembro, as 11 horas e 11 minutos, no horário de Brasília. chegará ao fim o 4° ciclo, levando ao fim da Terra que terá alguns poucos sobreviventes.
    Mas será mesmo que a profecia maia diz isso? Não é mais uma interpretação errada de um livro sagrado que fala sobre isso? Alguns estudiosos dizem que os maias quiserem falar que nesse dia um novo deus chegaria a Terra para reinar com os fiéis.

Algumas outras profecias

Confederação Galáctica

    Segundo um grupo religioso chamado Confederação Galáctica, muito difundido na América do Sul, diz que no mesmo dia da profecia maia, citada acima, nós passaremos, junto com o Planeta Terra a quinta dimensão, o que é conhecido como salto quântico, sendo assim seres da quinta dimensão. Recebe a interpretação por meio de Liz Karen, sacerdotisa do grupo. Eles creem que seres de luz iluminam a Terra e que podem canalizar essas mensagens. Dizem que Gaia, quer acender a quinta dimensão também.

Comunidade de Xul

    Essa comunidade, cujo o nome significa fim na língua maia, existe no sul do México e está sendo construído por italianos que acreditam na profecia maia. As casas são redondas, o que pode representar a proteção. Há lá um laboratório.

Igreja Crescendo em Graça

    Igreja del Jesus Cristo Hombre, como é conhecido José de Jesús Miranda, líder da igreja e que se auto intitula o Jesus Cristo Homem de I TM 2:5. Essa igreja tatua o 666 nos fiéis, inclusive em crianças, dizendo que esse número representa todas as boas virtudes. Uma das doutrinas diz que no dia 20 de junho de 2012, Miranda e seus seguidores, serão trasladados e subirão para o céu.

Magos e astrólogos

    Muitos magos e astrólogos com nome em toda a América Latina também profetizam o fim para 2012. Segundo eles, a Terra passa por grandes mudanças astrológicas e o homem ao pouco se autodestrói. A solução segundo eles é viver em comunidades autossustentáveis, onde o homem vai poder consumir tudo o que produzir. Somente esses serão salvos. Há quem também acredite receber revelações de extraterrestres mostrando que são eles que vão destruir a Terra.

Profecias furadas

Family Radio
    No ano passado o grupo Family Radio profetizou o fim para duas datas: a primeira 21 de maio, mas como não se cumpriu, eles mudaram pra 21de outubro. Diziam eles que uma inundação acabaria com o mundo.

Guilherme Miller e o Grande Desapontamento
    No ano de 1844, o então batista Guilherme Miller após interpretar (de forma errônea) as Setenta Semanas de Daniel, localizado no Livro bíblico que leva esse nome (9:24-27), chegou a conclusão que o fim chegaria no dia 22 de outubro daquele ano, com Cristo vindo buscar seus seguidores. Com seus seguidores, de branco, subiram a um monte e esperaram, mas Cristo não veio e houve um enfraquecer da fé. Esse evento, que mais tarde daria origem aos adventistas do sétimo dia, ficou conhecido como o “Grande Desapontamento”.

Testemunhas de Jeová
    Em 1914, ano da Primeira Guerra Mundial, o fundador Charles Russell disse que aquele seria o fim. Passada a Guerra houve profecias para o fim em 1918, 1925 até chegar em 1944, ano do culminar da Segunda Grande Guerra. Após vários erros eles continuam a profetizar dizendo que o fim será precedido pela volta a Terra de Abraão, Isaque e Jacó.

Seitas destrutivas
   Em 1978, Jim Jones profetizou o fim do mundo e levou os seus fiéis a morte na Guiana Francesa, todos envenenados. 

   Em 1993, David Koresh, outro que se intitulava a reencarnação de Jesus, fez com que 80 pessoas, inclusive 18 crianças, se queimassem, com a promessa de que ressurgiriam das cinzas. 

  Em 1997, a seita Heaven’s Gate levou a morte de 40 seguidores suicidados, crendo que seriam conduzidos a outra dimensão na cauda do cometa Halley Bop.

Brasil
    No Brasil profecias sobre o fim do mundo não faltam. Em 1980, os Borboletas Azuis anunciaram um dilúvio que destruiria o mundo. Teve 700 seguidores e, depois disso, caiu para 26.

Religiões: o que dizem sobre o fim

    Adventismo: os Adventistas do Sétimo Dia creem que após a tribulação haverá o arrebatamento. Os que não passarem por isso serão mortos e a Terra ficará sem forma e vazia. O diabo passará por uma prisão circunstancial e o inferno não será eterno

    Testemunhas de Jeová: as Testemunhas de Jeová creem que estramos vivendo a Segunda vinda de Cristo desde 1918 e que apenas 144 mil escolhidos irão para os céus. Aqueles que obedecer a Deus e as regras da Sociedade Torre de Vigia viverão no Paraíso na Terra.

    Mormonismo: A Igreja de Jesus Cristo e dos Santos dos Últimos Dias, os mórmons, creem que tudo o que a Bíblia diz sobre o fim acontecerá. Eles creem também que haverá um juízo e que todos passarão por eles.

E a Bíblia o que diz?

    A Bíblia anuncia o fim do mundo, como uma forma de consolo aos fiéis e de evangelização do mundo. Diversos profetas falam de forma meio sombria sobre o fim, mas o auge escatológico está mesmo no Novo Testamento. Avaliamos tudo de acordo com a visão pré-milenista.

Sermão do Monte

    Em seu sermão do monte das Oliveiras em MT 24, 25, MC 13 e LC 21, o Mestre dá um parecer sobre o que ocorrerá no fim do mundo. Misturando com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. pelos romanos, num evento conhecido como prefiguração profética.

Falsos Cristos

    O Mestre em sua inteligência demonstrou duas vezes nesses capítulos a existência de falsos cristos e falsos profetas: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Então, se alguém disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa, não acrediteis.” (MT 24:4,5,23-26).
Inri Cristo, Miranda, Vissarion, Davia Shayler, Apollo Quibolloy, todos são reencarnações de Cristo, o espírito de Cristo usando outro corpo. O que é inviável. Ele ressuscitou, se ressuscitou está vivo e só reencarna, segundo o Espiritismo, quem é vivo. Veja que o mestre diz acautelai-vos. Ele quer que tomemos cuidado e, assim, vigiemos para observar a sua volta.

Guerras

    O mundo está constantemente em guerra. Nações que se odeiam, povos que não se suportam e pessoas querendo se vingar. Nesse espírito, Jesus disse: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, Não vos assusteis, porque é mister que tudo isso, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.”(MT 24:6,7). Basta olhar as guerras civis na África, Sudão contra Sudão do Sul, o mundo se levantando contra a Síria e Bashar Al-Assad e etc.

Perseguição religiosa

    Ele previu um tempo em que seus fiéis seriam entregues a morte até mesmo por seus familiares. Está escrito: “Então vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão”(MT 24:9,10). Veja que Ele diz “todas as gentes”. O povo de Deus é perseguido na Ásia, África e em outras partes, sendo duramente reprimidos sem nenhuma liberdade religiosa. No Brasil esse ataque vem da mídia e da imprensa.

Quando tudo começará?

    A Bíblia é clara em afirmar que no princípio Deus criou o homem e através de Jesus o redimiu de forma espetacular. E, décadas depois, o Consolador revelou ao seu apóstolo amado, João, “as coisas que em breve devem acontecer”. Mas antes de falar do Apocalipse eu quero falar de algo que é a grande base da fé cristã: o arrebatamento.
    Segundo a Bíblia, o arrebatamento é a saída misteriosa do povo de Deus da Terra de forma que o Senhor Jesus virá busca-los. O apóstolo Paulo, em sua carta as igrejas da Tessalônica, demonstrou essa doutrina ao escrever: “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morrerem em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”(I TS 4:15-18).
    No grego original do Novo Testamento, o apóstolo dos gentios usa o termo harpazó, que significa tirado com força. Será como se fossemos tirados sem nossa vontade, apenas por força de Deus. E, nesse momento da história o Anticristo, do qual falarei mais a frente, dirá em abdução alienígena como justificativa no momento.
    Quanto ao arrebatamento, Paulo diz de novo: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória" (I CO 15:51-54). O arrebatamento é um mistério.

Conclusão

    Esse trabalho foi um resumo das crenças dos maias e de outras religiões, comparada com a visão pré-milenista/pré-tribulacionista, que também está de forma resumida. Deus sabe a data do fim. Ele já determinou, mas tem uma série de acontecimentos que precisam acontecer. Que nesse dia 21 você possa refletir sobre sua vida espiritual e chegar perto de Deus. Shalom a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário