Horário de Brasília

MINISTÉRIO INTERNACIONAL SHALOM

MINISTÉRIO INTERNACIONAL SHALOM
Orem pela paz de Jerusalém (SL 122:7)

Sejam bem vindos.

Que o Deus de paz possa ensinar a vocês através desse blog.

Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 14 de janeiro de 2012

Curiosidade: teria sido o apóstolo Paulo casado?

   O capítulo 7 da Primeira Carta de Paulo a Igreja de Corinto revela o padrão bíblico-teológico para o casamento. O apóstolo dos gentios responde as questões enviadas pelos coríntios e mostra sabedoria divina para isso. Mas a questão discutida aqui não é isso.
    Recentemente em uma aula do Shalom-Rhêma, o Pr . Sadi Machado tocou num ponto que até agora poucas pessoas pararam para pensar: teria sido o apóstolo Paulo casado? E a pergunta tem coerência já que as ideias e hipóteses apresentadas fazem sentidos e de que é preciso conhecimento bíblico para se ter certeza. A ideia aqui não é defender, atacar ou refutar e sim apresentar as teorias.
     A primeira ideia é a de que o apóstolo como fariseu e discípulo de Gamaliel, seria do Sinédrio. O sinédrio era o tribunal máximo do povo judeu, formado por 71 sábios e que tinha por finalidade julgar as questões máximas do povo judeu, semelhante ao STJ de hoje. Para fazer parte deveria ser judeu, obviamente, mestre da lei e casado. Paulo não seria juiz do povo sendo solteiro.
    A segunda ideia vem da seguinte citação do apóstolo: "Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;" (I TM 3:2). Para bispo se substitue o termo pastor, já que a palavra grega usada equivale aos dois termos em português. Paulo era pastor. Como é que ele sendo pastor ordenaria ao seu filho na fé, Timóteo, para instituir pastores casados, se ele também não fosse? Sua doutrina no caso seria errônea.
    A terceira ideia vem do fato de que no judaísmo o celibato era mal visto e um mestre da lei, fariseu, deveria ser muito bem casado. Somente os essênios, seita desconhecida que vivia próxima ao Mar Morto, praticavam o celibato, já que consideravam o judaísmo de Jerusalém perdido e desviado. Um homem da idade de Paulo solteiro não tinha autoridade para ensinar no templo.
    A quarta e última ideia vem do fato de que ele não escreveria sobre casamento, se não tivesse vivido um. Ele não só responde muito bem as perguntas, como também explana aos efésios (EF 5:22-30) e aos colossenses (Cl 3:18,19). Somente uma pessoa vivida no casamento pode dar exemplo de como é ser e viver como casado. Paulo não falou como desconhecido no assunto.
    Agora, o que aconteceu com a esposa do apóstolo? Duas teorias: primeira, ela o abandonou porque ele começou a pregar o evangelho e não tinha mais tempo para ela. Segunda, ela faleceu, portanto o apóstolo era viúvo. A primeira teoria é defendida pela maioria dos eruditos no assunto. Para eles Paulo não seria viúvo, já que não se casou de novo. Para os que defendem a segunda, ela faleceu já que Paulo defende a permanência dos cônjuges e nunca o divórcio (I CO 7:14). Há os que também defendem que Paulo era solteiro, baseados nessa afirmação do apóstolo: "Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra."(I CO 7:7).
    Bom, qual tenha sido a vida conjugal (ou não) de Paulo, ele deixou conselhos maravilhosos de como vivermos essa fase. Que possamos observar os mandamentos do apóstolo e orar para que mais famílias observem. Só assim teremos uma família feliz. Ele era casado? Não sei. Tirem suas conclusões.

GLÓRIA A DEUS PARA TODO O SEMPRE. AMÉM!!!



Bibliografia:

http://www.sbb.org.br/
http://www.youtube.com/watch?v=1WMgOoggqbo

10 comentários:

  1. Não me arrisco a dizer se Paulo era casado ou não,mas(opinião minha),eu creio que,com a autoridade das Escrituras Sagradas,principalmente se o cristão vive uma vida de devoção a Deus e tem bom testemunho dos que estão à sua volta,ele pode pregar sobre a família.
    Casado ou não,pastor ou não,ninguém prega sobre a família(tendo ou não uma família),se não soube conservar a sua própria em sugeição.
    Há pastores que já estão no segundo ou terceiro casamento,e seu cónjugue abandonado ainda continua vivo.
    Biblicamente,são reprovados como pastores,quanto mais a pregarem sobre a família de outros.Não são maridos de uma só mulher,mas de uma ou mais.Só a morte separa um casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JPVIANA, já não se fazem evangélicos como antigamente.
      Muitos crentes estão divorciando e casando novamente. Os hinos já não são cantados com reverência e temor. Muitas igrejas que se dizem evangélicas é uma baderna total. Dançam, pulam, é uma mistura de carnalidade, com o espiritual.

      Excluir
  2. Olha, creio que ele tenha sido viúvo, pois antes de ficar cego e conhecer á Deus, ele tinha uma vida, poderia muito bem ser casado e perdido a mulher, ou então cedido ao desejo da carne e a maneira com que lida com estes desejos após sua conversão é mesmo intrigante

    Eu tenho uma bíblia de estudo Aplicação Pessoal e há uma nota explicativa para o versículo 7 e 8 do capítulo 7 de 1 Coríntios:

    "Estar casado ou solteiro é um dom de Deus. Um estado não é moralmente melhor do que o outro. Ambos são valiosos para realizar os propósitos de Deus. Por essa razão, é importante aceitarmos nossa atual situação. Quando Paulo disse desejar que todas as pessoas fossem como ele (solteiro), expressava seu desejo de que mais pessoas se dedicassem completamente ao ministério sem preocupações com um cônjuge e uma família, assim como ele. Eçe não estava criticando o casamento. Afinal, esse foi o modo criado por Deus para oferecer companhia ao homem e povoar a Terra."

    A jornada para as mansões celestiais não é fácil, se já temos os nossos próprios pecados como bloqueio constante, imagina ter a carga aumentada, tendo de superar os erros de um conjuge além dos próprio.
    Casamento é coisa séria, e não deve ser um escape para ter livre acesso ao sexo. O romance é essencial, e é melhor se casar pensando primeiramente no amor um ao outro, na responsabilidade e maturidade de cada um, do que simplesmente e somente em sexo.
    Melhor ficar solteiro do que em um casamento infeliz.

    ResponderExcluir
  3. verdade, isto mesmo. Abraço, DEUS abençoe.......

    ResponderExcluir
  4. Os Homens rejeitam todo tipo de VIRTUDE que eles não conseguem praticar.

    O casamento é legal para aqueles que necessitam de sexo para não praticarem sodomia e para que não se façam estupradores e nem pedófilos, MAS para aqueles que já atingiram o controle sobre sua mente cauterizada pelos conceitos mundanos, como é o caso de JESUS e de PAULO e de Alguns mais, porque são raros os casos, por enquanto, pois um dia Deus será tudo em todos, estes sabem que devem se fazerem eunucos, primeiro porque tem consciência do dever e depois porque tem a prática de se fazerem EUNUCOS.
    Leia-se o passagem que Jesus Fala sobre se fazer Eunuco, que entenderás.

    Portanto paulo sempre foi solteiro.
    A verdade não pode contradizer a verdade.

    Airton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O casamento é legal para aqueles que necessitam de sexo para não praticarem sodomia e para que não se façam estupradores e nem pedófilos????????? Rapaz de que parte da Bíblia que você tirou isso?
      O casamento é mandamento dado por Deus. Mc 6, etc...
      Representa a mais estreita relação entre Jesus e o Homem. Ef 5.25
      Seu objetivo principal não é o Sexo. Ef 5.28

      Excluir
  5. Primeiro parabéns pela matéria.Também creio que Paulo foi sim casado,se ela morreu ou não ai não sei,como mesma tá bem explicado ele fui Fariseu então teria que ser casado sim.A questão é ele se faz eunuco caso ela tenha morrido ou deixa ele,foi dele a decisão de se fazer eunuco para se dedicar a obra missionaria, Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  6. REALMENTE PAULO ERA CASADO, E SENDO APOSTOLO,VIVIA SOLTEIRO...COMO SER SOLTEIRO UM EX-CASADO??EXISTE ISSO?SE A MULHER MORREU ELE DEVERIA SE APRESENTAR COMO VIUVO,SE ELA SE APARTOU ELE DEVERIA SE APRESENTAR COMO DIVORCIADO,OU SEPARADO...MAS, ELE TINHA EM DOCUMENTO QUE ERA CASADO....COMO SE CHAMA UM EX-CASADO?

    ResponderExcluir
  7. pq provar q não sou robô?

    ResponderExcluir